A moda depois da pandemia

Caro leitor, a coluna desta vez vem um pouco diferente. Falaremos sobre o que esperar da moda pós pandemia.

É fato que já faz um tempo que o circuito “fashion” sofre drásticas mudanças devido aos novos hábitos de consumo da população. Isso não é novidade nenhuma. Na história da moda o contexto histórico dita a moda. Por exemplo, durante a primeira guerra mundial, muitas mulheres passaram a utilizar saias mais curtas pois, foram inseridas no mercado de trabalho. Também, começaram a utilizar bolsas para guardar os seus pertences.

Um grande movimento aconteceu em 2016, na Semana da Moda de Londres, no desfile da marca Burberry. Surge nas passarelas o conceito “See now buy now”, “Veja agora, compre agora”. A indústria “fashion” contudo, começa a perceber que o cliente do século 21 é diferente e as marcas precisam cada vez mais ter a sua identidade definida. O slogan “Nada se cria, tudo se copia” já não cabe nesse contexto. Afinal, como uma marca poderia copiar a outra se o cliente quer consumir o “agora”?

O cliente percebe algumas mazelas e já não aceita empresas que não se adequam a Responsabilidade Social Empresarial. Nesse período de reflexão, clientes e marcas estão repensando a forma de consumir e agradar. Veremos a guerra das marcas para sobreviver a um consumidor exigente, menos impulsivo. Quem sairá na frente? Alguma aposta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *